ENEM: INTERPRETANDO TEXTOS EXTENSOS

Interpretando Textos
                                             Extensos
Quando a questão envolve textos extensos, a interpretação é a chave para encontrar a resposta.

        O primeiro passo é fazer um reconhecimento geral, identificar as referências contidas no texto e investigar seu contexto. Durante a leitura, vale notar também o tipo de linguagem utilizada pelo texto e como suas partes se articulam. Decompor o texto listando suas ideias básicas é um modo de buscar os conceitos que definem a opinião do autor. Outro ato importante na leitura é inferir informações, ou seja, retirar dados implícitos e explícitos do texto.
       O autor tem o papel de estabelecer relações entre o texto  e seus aspectos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais, além de refletir sobre sua abordagem e narrativa e identificar as relações entre as partes do texto. Quem lê sempre estabelece com o texto um tipo de diálogo, que continua durante todo o tempo em que tem contato com a escrita, ampliando a leitura, até o ponto em que o interpretar supera o mero compreender e reproduzir as ideias do texto lido, levando o leitor a assumir um posicionamento diante do que lê.
       Uma boa maneira para avaliar se um texto foi bem compreendido é a resposta a três questões básicas: qual a questão tratada por um texto? Qual a posição do autor? Quais argumentos são utilizados para fundamentar essa opinião? Ao responder essas perguntas, o leitor irá identificar a questão principal do texto e distinguir suas questões secundárias, saber do que ele está tratando e apreender a mensagem. É importante, ainda, entender o texto como um todo antes de se ater ás suas partes. Leia o texto mais uma vez e volte a ele quantas precisar. Prestar atenção ao que esta sendo perguntado ou pedido no enunciado da questão é tão importante quanto entender o texto em si.

Siga-me no Twitter Favoritos Comunidade Orkut