ENEM: A RESPOSTA NA PERGUNTA

A Resposta na
                         Pergunta

Uma leitura atenta e concentrada do enunciado é essencial para assinalar a respota certa

       O enunciado deve ser lido até o final antes de começar a responder a questão. Uma pergunta que começa com a equação 3x + 1 = 13 não irá necessariamente perguntar o valor de x e quem corre para marcar a opção que traz o 4 como resposta certa pode errar por pura falta de atenção. Isso porque a questão poderá está pedindo o triplo da solução da questão, por exemplo. Ao ler o enunciado preste atenção ao que está sendo perguntado e aos dados já fornecidos pela pergunta. Vá grifando tudo que você considere importante para não se perder na resolução do problema.
       A atenção deve ser redobrada quando o enunciado vier acompanhado de recursos como gráficos, tabelas, imagens e mapas. A leitura desses elementos deve ser sempre voltada para o que está se pedindo na questão. Para ajudar a identificar as informações necessárias para chegar à resposta certa, cruze as informações dadas no enunciado com as apresentadas nesses rescursos e entenda o que deve ser analisado.
       Tanto em gráficos quanto em tabelas, imagens e mapas, leia primeiro o título para se situar no assunto. No caso dos gráficos, concentre-se em valores extremos, nos picos, tanto para cima quanto para baixo. Em tabelas e mapas, faça a relação entre os dados apresentados e compare valores para avaliar a evolução da situação. Detalhes como datas e legendas também podem dar dicas importantes.

Siga-me no Twitter Favoritos Comunidade Orkut