ENEM: QUAIS OS CUIDADOS NA HORA DA LEITURA?

Cuidados na 
                 hora da leitura
Leia muito e leia tudo. Quando você mais ler, mais preparado estará para refletir sobre as informações que está recebendo.

     Tome cuidado com os vícios de leitura que podem atrapalhar seu entendimento do texto. Procure perceber se você, por exemplo, não movimenta a cabeça enquanto lê, pois movimentá-la pode gerar cansaço e prejudicar o ritmo da leitura, e policie-se para ler movimentando apenas os olhos.
      O mesmo vale para as pessoas que costumam ir e voltar no texto durante a leitura, com a intenção de memorizar ou entender melhor o assunto. A tática pode ser uma armadilha, pois interrompe a fluência da leitura e o encandeamento das ideias. Procure sempre manter uma sequência enquanto lê. Outro hábito que pode ser prejudicial é acompanhar a leitura com réguas, lápis, dedo ou com um objeto linha por linha, pois o movimento dos olhos é muito mais rápido quando é livre do que guiado por qualquer objeto.
     Fique atento, também, para não deixar seu "conhecimento do mundo" interferir na sua interpretação do texto. O seu conhecimento, aprendido na escola, com os amigos, família ou leituras, podem fazer você escolher não a resposta que está no texto, mas o que você acredita está certo. Uma forma de identificar esse problema é quando ficamos em dúvida em duas ou mais alternativas em que uma delas se parece muito com algo que você ja vivenciou. Saiba separar suas ideias das ideias do autor. Outra dica de ouro é: leia. Leia muito e leia tudo. Quando você mais ler, mais preparado estará para refletir sobre as informações que está recebendo.

Siga-me no Twitter Favoritos Comunidade Orkut